Mateus 6:1 – “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.”
Aí, no sermão do monte, Jesus instrui o povo para não fazerem as coisas certas e terem boa conduta só para aparecer na frente dos outros. Ele ensina a não sermos hipócritas e falsos; a não usarmos máscaras e fantasias de boas pessoas. Você pode ler em outro momento o restante das passagens (Mt capt 5-7). Muito interessante!
O carnaval é caracterizado por ser uma festa em que as pessoas não refreiam as suas vontades. Usam fantasias e máscaras para fazerem o que querem. Na verdade, em situações como a do carnaval, as pessoas mostram como realmente são. Tiram a máscara dos bons costumes que exibem na sua casa, no trabalho, ou até mesmo na igreja, para mostrarem o lado triste da natureza humana pecaminosa. Por serem pecaminosas, as pessoas acabam machucando a si mesmas e a outros à sua volta, com doenças sexualmente transmissíveis, acidentes de trânsito, infidelidade, brigas, assassinatos, vícios, etc. E sabemos que isso não ocorre só no carnaval.
Nós como cristãos, por misericórdia de Deus, salvos pelo sangue de Cristo Jesus, vivemos neste contexto. Há muitos que não sabem que Deus lhes perdoa e quer estar do lado deles para lhes ajudar e dar a vida verdadeira. Não podemos, portanto, ficar usando máscaras, mas precisamos confessar os pecados a Deus e confiar no perdão conquistado a nós por Jesus Cristo. E dessa maneira, na medida das nossas capacidades e dons dados por Deus, ajudar o nosso vizinho, amigo, familiar, que sofre por causa da sua natureza pecaminosa, não só no carnaval, mas em todas as épocas do ano. Nós precisamos apontar a doença espiritual e proclamar que os pecados de todos estão perdoados por causa de Cristo Jesus.
Oração: Querido Deus, a minha tendência é mostrar uma boa conduta externa, uma aparência, mas aqui dentro sofro por ser pecador. Peço que me ajudes na minha realidade de vida. Dá-me uma verdadeira autenticidade cristã, a confiança de que tu me amas incondicionalmente por causa do teu amado Filho Jesus Cristo, meu Salvador. Perdoa os meus pecados e ajuda-me a ajudar a outros que sofrem por causa da realidade do pecado no seu ser. Em nome de Jesus, nosso Salvador e Senhor. Amém.
Rev. Fernando Matos dos Santos